terça-feira, 15 de setembro de 2015

Corra, Kraftwagen, corra!

Kraftwagen (2015)
Game designer: Mathias Cramer
2 a 4 jogadores
Tempo de partida: 60 min.
Kraftwagen é um jogo acelerado. Em sentido horário, cada jogador faz uma ou mais ações, de acordo com a ficha que escolher, e opta se vai colocar um carro no mercado naquele momento ou não. Quando o mercado tiver seis carros ou todos os compradores estiverem a postos querendo levar o seu preferido, o mercado estará pronto para vendê-los. Os compradores são, então, atendidos, quem consegue vender ganha pontos, carros não vendidos são descartados. Os carros de corrida também são pontuados, o turno termina e uma nova corrida se inicia. Isto se repete durante três turnos. Assim, depois de três ciclos de construção, vendas e três corridas, quem tiver mais pontos vence a partida.

São seis tipos de ações bastante simples, embora, saber qual a melhor escolha no momento não seja tão simples assim: fazer um motor, fazer uma carroceria, contratar um mecânico, pegar uma carta de tecnologia, atrair um consumidor para o mercado ou avançar seu carro de corrida. É nesta escolha que reside grande parte da diversão. É preciso ter clareza do que se quer fazer a longo prazo, certamente, mas compreender as oportunidades do instante é fundamental. Quem não observar o que os outros estão desenvolvendo e só ficar olhando para o seu próprio volante será facilmente ultrapassado.

A vez de jogar é sempre do último da fila no rondel onde estão as fichas de ações e os marcadores dos jogadores. Ao jogar, escolhe-se a ficha de ação que se pretende fazer e a ficha avança para a frente da fila. Assim, muitas vezes, a ficha da ação que se deseja está muito adiante. Pegá-la pode ser uma escolha muito ruim, já que quanto mais a frente um jogador deixar seu marcador, mais jogadas os outros irão fazer, até que o seu marcador volte a ser o último e chegue a sua vez de jogar novamente. E, por outro lado, pegar a ação que está mais próxima, para voltar a jogar o mais rápido possível, talvez não seja tão ou mais eficiente. Como saber qual a melhor escolha?, depende da leitura do momento. É na vivência da partida, experimentando a interação entre os jogadores, onde reside a vontade de se querer jogar novamente o Kraftwagen, pois o jogo em si não tem elementos que mudam de uma partida para outra. São sempre os mesmos componentes, organizados da mesma maneira no início das partidas. E toda informação do jogo é aberta, exceto as cartas de tecnologia, onde somente duas cartas estão disponíveis por vez.

Logo na primeira partida, percebemos que os motores são mais importantes que as carrocerias e que, por causa disso, deveríamos sempre privilegiar o avanço tecnológico do motor. Sim e não. Certamente, melhores motores são úteis tanto no mercado quanto na corrida, enquanto as carrocerias só são úteis no mercado. Porém, existem consumidores que não ligam para nada disso e só querem saber do carro mais barato ou, ainda, só enxergam o serviço de atendimento, mesmo que o carro seja horrível na aparência e na performance. Motores e carrocerias são muito importantes, de certo, possuem fichas de pontuação bônus só para eles, o que é um estímulo para serem evoluídos, mas não pense que a fatura está garantida só porque seu motor é melhor, ou porque sua carroceria é mais estilosa. É preciso ter senso de oportunidade na arte de vender carros. E como, normalmente, só dá para atender a demanda de até quatro compradores, é preciso escolher muito bem o preço final de nossos carros, ou virarão sucata sem nem chegar a rodar pelas ruas. E sim, pode acontecer do mercado fechar com menos de quatro compradores, basta que um ou mais jogadores queiram acelerar ainda mais a partida, colocando carros à venda sempre que possível.

Além das jogadas rápidas e da própria corrida em si, existe um outro elemento no jogo que estimula a necessidade de se jogar com velocidade. Cada elemento do jogo dá uma ficha de pontuação bônus para aquele que atingir um certo nível primeiro, por exemplo, quem fizer o primeiro motor de nível 4, o primeiro motor de nível 7, a primeira carroceria de nível 3, a de nível 6, quem contratar três engenheiros primeiro, quem colocar todos os mecânicos em jogo primeiro, quem der a primeira volta na corrida, quem der a segunda volta, entre outros.
Enfim, Kraftwagen é um jogo fácil de explicar, rápido de se jogar e cheio de disputas indiretas que exigem muita atenção de todos os jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário