terça-feira, 24 de março de 2015

Puerto Rico no Brasil, bom para quem já conhece, melhor para iniciantes no hobby

Puerto Rico na Ludopedia


Puerto Rico, de Andreas Seyfarth, é um dos melhores jogos de entrada no universo dos jogos de tabuleiro modernos. Lançado em 2002, e premiadíssimo desde então, a pérola chegará ao mercado brasileiro e poderá, finalmente, ou quem sabe?, consolidar a renovação do que se joga nas mesas de todo o país, ajudando a divulgar, em grande escala, a verdade que está lá fora.

O jogo será editado no Brasil pela GROW, empresa referência neste mercado, mas que andava adormecida há décadas e, ao que parece, percebeu o movimento das novas editoras de jogos no Brasil e decidiu renovar sua visão de mercado. Foi em 2012, quando iniciou a estratégia de lançar jogos modernos consagrados no mundo, trazendo o Carcassonne (2002), que lançaram aqui como Domínio de Carcassonne sabe-se lá porquê, e também quando passou a reconhecer o valor dos autores de jogos, os game designers, ao imprimir seus nomes na caixa, como já acontece normalmente mundo afora.

Puerto Rico é um jogo sensacional. A temática é histórica, retratando a exploração econômica das colônias americanas, ou seja, cultivar muito açúcar, milho, índigo, café e tabaco para enviar para a metrópole assim que possível. Ao final de cada partida, dá vontade de começar outra imediatamente. As partidas são rápidas e sempre intensas, seja com dois ou até cinco jogadores, afinal, não é tarefa simples governar a colônia. E quem fizer isso de modo mais eficiente merecerá a vitória. 

Não existe a sorte de um lance de dados sequer neste jogo, nem há conflito direto, aparentemente. Cada um tem seu próprio tabuleiro. A jogada de um diz o que os outros podem fazer. É tanta novidade que as regras aparentam ser, à primeira vista, complicadas, mas basta um pouquinho de disposição para conhecer novas possibilidades de jogar. Assim que a primeira partida começa, com duas outro três rodadas, tudo fica claro e aquele jogo antigo guardado no armário parece envelhecer um século instantaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário