sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Oficina de Jogos Modernos - 16.01.2014

Aconteceu ontem, entre 14h e 16h30, a primeira oficina de Jogos Modernos de 2014 no Espaço do Conhecimento da UFMG. Participaram quatorze pessoas com idades entre 10 e 15 anos e a décima quinta participante com apenas seis anos, a pequena Larissa, que gostou de jogar o Spot It e de acompanhar as partidas das outras mesas, de olho na movimentação sobre os bonitos tabuleiros.

Começamos conversando um pouco sobre os jogos de tabuleiro favoritos dos participantes e sobre a relação que eles percebem entre a sorte e a estratégia nos jogos que gostam de jogar. Em seguida, apresentamos os jogos modernos, mostrando algumas caixas de jogos, comentando sobre a diversidade de jogos que existem fora do Brasil e que nosso mercado começa a se familiarizar. Abrimos, então, duas mesas: uma com seis pessoas para jogar o DiXit, jogo de 2008, criado pelo game designer francês Jean-Louis Rubira, e outra com quatro para o Indigo, de 2012, do alemão Reiner Knizia. Logo, em seguida, chegaram mais quatro crianças e abrimos a terceira mesa com o Pirate´s Cove, de 2002, criação dos americanos Paul Randles e Daniel Stahl. Quando as turmas do DiXit e do Indigo terminaram, abrimos uma nova mesa com o Leonardo da Vinci, de 2006, criado por um grupo de cinco game designers italianos.

Indigo é um jogo abstrato onde cada participante joga colocando cartelas hexagonais sobre o tabuleiro formando caminhos que conduzem peças coloridas até que estas consigam chegar nas bordas, por onde saem. O objetivo é fazer as peças saírem pelo lado correspondente a cada jogador, que coleta as peças para contar seus pontos. Peças amarelas valem 1 ponto, verdes valem 2 e a única azul vale 3. O grupo tinha pessoas entre 10 e 13 anos que aprenderam rápido as regras e demonstraram bastante concentração e envolvimento durante cerca de 30 minutos.





DiXit é um jogo que depende de uma participação criativa dos participantes. É preciso falar uma palavra ou frase que descreva uma ilustração de uma carta, tomando o cuidado para não fazê-lo de forma nem muito óbvia ao ponto de todos perceberem de qual carta se refere nem muito hermética de modo que ninguém encontre a carta certa. Em um grupo que reúne pessoas que não se conhecem e que acabam de se encontrar pela primeira vez, entender o espírito deste jogo e encontrar este meio termo pode se tornar um fator inibidor, a princípio. Nesta oficina, isto não foi diferente. As primeiras rodadas foram mais contidas, com as pessoas falando apenas uma palavra, demonstrando mais timidez do que empolgação. Aos poucos o grupo foi se soltando, se conhecendo, se familiarizando com a natureza das imagens e sua relação aberta com as palavras, notando que muitas vezes uma palavra ou frase pode ser adequada para imagens totalmente diferentes, e o quanto isto pode ser surpreendente. No final, todos estavam se divertindo bastante com esta proposta. DiXit foi lançado no mercado brasileiro pela Galápagos Jogos.

Pirate´s Cove é um jogo de escolha simultânea de ações em que os participantes disputam para ver quem será o pirata mais famoso dos sete mares (ou das sete ilhas presentes no tabuleiro). Para isso, devem conseguir enterrar tesouros e moedas de ouro na ilha central. A cada rodada, as ilhas oferecem relíquias diferentes, de acordo com cartas sorteadas. Se dois ou mais escolhem saquear a mesma ilha, colocam seus galeões para batalhar até que sobre somente um navio inteiro. Os demais levam suas embarcações para consertar na Ilha dos medrosos. Marina (10 anos), João (12), Maria Amélia (11) e Artur (10) aprenderam as regras rapidamente e logo começaram a disputa. Todos disseram depois que gostaram muito do jogo porque tem muita aventura e, principalmente, batalhas!


Leonardo da Vinci é um jogo que requer muito raciocínio e capacidade de planejamento. Os participantes são donos de ateliês na Florença do século XV e disputam para ver quem conseguirá construir os mais valiosos projetos do mestre Leonardo da Vinci. Para isso, disputam os materiais e recursos necessários para realizar cada invento, como vidro, madeira, cordas, ferramentas e tijolos. E quanto mais funcionários estiverem trabalhando nas oficinas, melhor, pois a obra ficará pronta em menos tempo. Neste jogo, todos precisam ficar muito atentos ao que os demais estão fazendo, identificando as prioridades de cada um para tentar um caminho diferente, pois se todos quiserem o mesmo recurso na mesma hora, este ficará bem mais caro e difícil de conseguir. Carol (15), Julia (15) e João (12) não tiveram dificuldades em aprender as regras e realizaram uma partida bastante disputada e divertida!

No final da oficina, ainda deu tempo de apresentar o Spot It, um jogo de 2009, criado por três designers franceses. Trata-se de um jogo simples e desafiador, que estimula a percepção visual e desafia os participantes a encontrarem figuras idênticas entre cartas que estão na mesa e em suas mãos. Cada carta possui sempre sete figuras e, engenhosamente, sempre há somente uma figura em comum entre duas cartas diferentes. É este par que devemos encontrar.


Um comentário:

  1. Também tenho jogado o Indigo, sobretudo com newbies e é sempre um sucesso.
    Aproveito para deixar uma sugestão, que podes ou não aproveitar: King of Tokyo!
    Parabéns pelo site!
    Carlos Abrunhosa
    JogoEu.wordpress.com

    ResponderExcluir